domingo, 16 de janeiro de 2011

PROMESSAS PARA MIM




“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.


As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.


Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados ( dos quais o mundo não era digno ), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” Hb 11.32.40







Quando iniciamos o ano fazemos muitas promessas:

• Vou emagrecer

• Vou pagar todas as minha dívidas

• Vou casar

• Vou passar de série, repetir nunca mais

• Vou ter uma casa nova

• Colocarei minha filha no melhor colégio....



Você fez sua própria retrospectiva de 2010? O que fez de certo ou errado? O que prometeu e não cumpriu? O que prometeu e fez? Quantas desistências houve? Quantas frustrações? Quantas coisas você teve que abrir a mão para alcançar os objetivos? Quantas coisas que você não conseguiu mudar? Quantas mudanças houve? Quantos temores? Quantos limites superados? Quantas triteza, desapontamentos, angústias, agonias? Quantas alegrias, festas, gargalhadas?

Em tudo isso você não estava sozinho. Tinha o dono da promessa com você. Aprendemos com nossos erros e nossas vitórias em 2010. Vivemos alo novo todos os dias. Ele estava conosco! A vida é uma dádiva mesmo. Cada instante é uma benção de Deus. O Deus das possibilidades anda conosco!



Qual é a grande promessa de Deus para mim? O que significa promessa? COMPROMETIMENTO.

Cristãos que se baseiam em “positivismo”, em “auto-ajuda” e não na fé em Cristo; baseando seu relacionamento com Deus em versículos esporádicos, em caixinhas, em “pílulas versiculares”(existe essa palavra?) em vez da Palavra, do Livro todo, do seu conteúdo e contexto tem um final: a frustração.

O grau de expectativa num relacionamento pode até terminar casamentos, pois se começa com promessas: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separe”... E a prova vem quando essas coisas acontecem.

Prometer: “ato de quem se compromete a fazer, pagar ou dar alguma coisa, obrigar-se a alguma coisa”. Quando queremos comprar alguma coisa numa loja fazemos créditos. O vendedor fuça toda a nossa vida com informações várias para ver nossa credibilidade na praça. É normal isso: buscar a credibilidade. Uma promessa nos leva ao fato de revelar o caráter de quem a faz. Será que essa pessoa é merecedora de crédito?

Quem é esse Deus que faz promessas? No Seu poder e na Sua imutabilidade estão a sua credibilidade para conosco (Nm 23.19; I Tm 2.13;Hb 6.17). As Sua promessas são consoantes ao que Ele é: infalível (Js 23.14); fiel (II Tm 2.13); superior a tudo e todos (Rm 4.20-21); bom ( Gl 3.18); justo (Rm 4.16-22);etc.

Para quem são essas promessas?

• Para quem se relaciona com Ele

• Para quem se compromete com Ele

• Para quem tem intimidade com Ele

• Para quem confia Nele.

Adão tinha diálogo com Deus, face a face antes da queda.Depois veio Abraão, o amigo de Deus; Davi, o homem segundo o coração de Deus; os profetas, etc. Mas foi só por meio de Jesus, o portador das promessas, que estas passaram para todos os homens, formando a Igreja (Gl 4.28; Ef 2.11-13). Pertencem a esse relacionamento os que O temem(Sl 119.38) e aos que crêem( Gl 3.22).


A grande promessa do AT era a vinda do Messias. Os judeus ainda aguardam. Em Jesus temos o amor de Deus para o mundo, o relacionamento Deus-homem, o propósito da criação, a vida eterna (Jo 3.16). Ele é a promessa de Deus para o mundo.

Ao lermos o texto de Hebreus acima citado, grafamos que alguns receberam e outros não receberam a promessa. Mas somos a geração os recebedores da promessa sabia? Quando você levanta suas mãos e aceita Jesus já está na promessa. A cada dia as promessas de Deus se realizam em nossa vida e O louvamos por isso. Nem contamos quantas bênçãos recebemos. Mas a promessa segue firme. O propósito de Deus, o brilho de Seus olhos, o Seu desejo para conosco é essa promessa: A VIDA ETERNA (I Jo 2.25)!!! Esse é Seu segredo revelado: a vida eterna. Vivemos a vida eterna na terra e a desfrutaremos muito mais no céu. E enquanto esse dia não chega vivemos em graça e em glória (Mt 6.33; Fl 4.19). Vivemos em graça pela glória que nos há revelado. Temos aflições, mas Ele é Deus conosco, vive em nós , é provedor,vê, ouve, sente nossas dores, geme por nós, nos toca, fala conosco, Sua presença é ativa.

Somos herdeiros da vida eterna. Há uma aliança que não pode ser quebrada (I Tess 4.16-17). Ele nos dará todas as coisas (Rm. 8.32, segundo o poder em que nós opera (oração, leitura da Palavra, jejum, boas ações para com o próximo).

Deus nunca se atrasa. É zeloso para cumprir o que promete.

Persista e consiga as promessas Dele para a sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário