segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Memórias

Salmos 77 
1 CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 
2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 
3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia. ( Selá. ) 
4 Sustentaste os meus olhos acordados; estou tão perturbado que não posso falar. 
5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. 
6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. 
7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 
8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? 
9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? ( Selá. ) 
10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo. 
11 Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. 
12 Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos. 
13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus? 
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. 
15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. ( Selá. ) 
16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. 
17 As nuvens lançaram água, os céus deram um som; as tuas flechas correram duma para outra parte. 
18 A voz do teu trovão estava no céu; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 
19 O teu caminho é no mar, e as tuas veredas nas águas grandes, e os teus passos não são conhecidos. 
20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão. 





A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial). A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias. Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.


Que memórias tenho?

Os neurocientistas (psiquiatras, psicólogos e neurologistas) distinguem memória declarativa de memória não-declarativa. A memória declarativa, como o nome sugere, é aquela que pode ser declarada (fatos, nomes, acontecimentos, etc.) e é mais facilmente adquirida, mas também mais rapidamente esquecida. Já a memória não-declarativa, também chamada de implícita ou procedural, inclui procedimentos motores (como andar de bicicleta, desenhar com precisão ou quando nos distraímos e vamos no "piloto automático" quando dirigimos). Essa memória depende dos gânglios basais (incluindo o corpo estriado) e não atinge o nível de consciência. Ela em geral requer mais tempo para ser adquirida, mas é bastante duradoura.
CLAMEI a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
Ás vezes achamos que Deus não nos ouve. Mas Ele é aquele que ouve. Tudo Ele observa. Mantém os olhos fixos em  nós.
João 9:31
Ora, nós sabemos que Deus não OUVE a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse OUVE.

Dias de angústia

São dias que mais buscamos o Senhor. Ficamos aflitos. Madrugada é pouco de se buscar. Todo o minuto O importunamos. “No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser CONSOLADA.” (V.2)
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?” Sl .42.2-3

Conhecer a Deus

“O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.” Is 3.1
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Os.6.3
Devemos entender que Deus honra o Seu nome e está encarregado de que Seu nome seja exaltado. Nunca se esqueça de que o Senhor é justo (TSADDIQ= certo, justo, transparente, honrado, ocorre mais de 200 vezes na Bíblia). Ele é justo em todo o tempo, até mesmo nas adversidades. Ele é fiel para que Sua Palavra se cumpra. Ainda que Suas promessas se deem por tardias. Ele nunca se esquece.

Perguntas

Seis perguntas são feitas a partir do V 7-9:
Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
Rejeição – espírito de baixa-estima. Consiste em sentir-se não querido, não amado, não aceito, preterido, discriminado, humilhado. Provoca sensação de abandono e de depreciação.
Será o Senhor assim?
Jr 51:5:
“Porque Israel e Judá não foram abandonados do seu Deus, do SENHOR dos Exércitos, ainda que a sua terra esteja cheia de culpas contra o Santo de Israel.”
Ele é favorável!  Ele sempre socorre os seus. Nm 2:18
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora FAVORÁVEL, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. Neemias foi um desbravador que conhecia bem Deus. Sabia que em meio as lutas ao ver Jerusalém sem muros e queimada Deus era com ele.
Cessou para sempre a sua benignidade?
Sempre e nunca são palavras que não deviam conter em nosso próprio dicionário. Deus nunca cessa em Sua bondade mesmo que sejamos indignos Ele permanece fiel.
Acabou-se já a promessa de geração em geração?
Os anos podem passar, mas as Sua promessa não passarão. O KAIRÓS de Deus funciona contra ou a favor  de nosso CRONOS.  Prometer é uma capacidade que uma pessoa tem para cumprir. “ Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.
 Os meus tempos estão nas tuas mãos” Sl 31.15
Esqueceu-se Deus de ter misericórdia?
Is 63:7
 “As benignidades do SENHOR mencionarei, e os muitos louvores do SENHOR, conforme tudo quanto o SENHOR nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas MISERICÓRDIAS, e segundo a multidão das suas benignidades.”
Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?
Lm 3:22
“As MISERICÓRDIAS do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas MISERICÓRDIAS não têm fim”
II Co 1:3
 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das MISERICÓRDIAS e o Deus de toda a consolação”
Ele nunca nos deixará sozinho. Você pode estar numa multidão se sentindo sozinho, mas é só clamar que no mesmo instante Ele te fará sentir a paz de Sua presença.





Enfermidade  (v.10)

O autor quase se chama de louco desvairado por se esquecer do que Deus fez. O diabo sempre desmente o que Deus fala (Como Eva ouviu a serpente?). Ele sempre nos dá a sensação de solidão e carência. Coloca em nosso coração a magoa e o rancor para que esqueçamos de bençãos passadas. Por que O temos buscado? O que nos faz gastar nossas vidas em Sua Presença, a serviço do Reino? O que nos faz largar todas as coisas para estar com Ele, para ir atrás Dele? Vamos por quem Ele é? Ou pelo que Ele tem feito? Para adorar fomos criados, para poder estar na Presença de Deus fomos resgatados e em todo tempo somos amados.

Lembranças  v.11 em diante

“Eu me lembrarei das obras do SENHOR; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
 Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos”.
São testemunhos do que vivemos. Coisas que aconteceram que nos fez bem ou mal. Assim com o Senhor, sabemos a unção que vem Dele, sentimos sua Presença, mas só a teremos em nós se Ele nos tocar, se nos abraçar, se estiver conosco. Apenas ver os milagres, receber as curas, ser instrumento para que aconteçam não mudam a nossa vida. O relacionamento com o Deus dos milagres, da cura é que muda. Ele quer ter um relacionamento íntimo e profundo conosco.
“O passado é apenas um sonho; o futuro, uma visão. Mas o presente bem vivido torna o passado um sonho de felicidade e o futuro uma visão de esperança. Por isso preste atenção ao dia de hoje”. Conselho indiano.
Viva hoje! Peça uma vida sábia, discernindo os momentos, aplicando-se aos princípios da Palavra. Peça humildade para reconhecer a necessidade de crescimento contínuo. Peça fé dando passos audaciosos na fé. Conquiste a vitória, pense sobre os poderosos feitos que Deus pode realizar em você par  se encorajar e ser fortalecido

0 comentários:

Postar um comentário