domingo, 13 de junho de 2010

SACRIFÍCIO DE LOUVOR



A palavra SACRIFÍCIO vem do grego thusia = ofertar. Originada da palavra tho= assassinar, matar ou apunhalar.

Louvor no grego é ainesis= ações de graça.

Então sacrifício de louvor é oferta de gratidão.

Se formos lembrar o que era sacrifício na Bíblia teremos:

1. Holocaustos ( Lv 1; 6.8-13;8-18,12;16.24)- cujos elementos eram: bode, carneiro, boi, pombinho(os pobres ofertavam). Todos queimados e sem defeito. O propósito era: ato voluntário de adoração, expiação pelos pecados involuntários em geral, expressão de devoção

JESUS CRISTO se ofereceu como sacrifício perfeito-Mt 27.35-36; Hb 7.26

2. Oblação (Lv.2; 6.14-23) – com os elementos: grão, flor de farinha, azeite de oliveira, incenso, bolo assado, sal. Que acompanhavam a oferta queimada e a oferta de comunhão. O objetivo era para o ato voluntário de adoração, reconhecimento da bondade de Deus.

JESUS CRISTO se entregou mesmo sendo homem, um ser humano – I Jo 2.6

3. Oferta de Paz (Lv 3; 7.14-34) – cujos elementos eram qualquer animal sem defeito algum para o propósito de ação de graças e comunhão.

JESUS CRISTO, mediante a cruz, restaurou a comunhão do homem com Deus. Ele é a nossa PAZ.

4. Oferta pelo pecado (Lv.4.1-15; 6.4-30)- usando um bezerro (os sacerdotes e a congregação), um bode (os líderes), uma cabra ou um cordeiro (qualquer um), duas rolas e dois pombinhos( os pobres) e a décima parte de uma efa de flor de farinha (os miseráveis). Com o objetivo para a expiação do pecado específico e involuntário, limpeza de imundícia e confissão de pecado.

JESUS CRISTO padeceu “fora do arraial”!Hb 13.10-13 se oferecendo por meu e seu pecado.

5. Sacrifício de Restituição (Lv 5.14; 6.7; 7.16) tendo como único elemento o carneiro para se expiar pecados voluntários que exigiam restituição.

JESUS CRISTO, mediante Seu único sacrifício, pagou a culpa até dos pecados atuais que cometemos (Rm 3. 24-26; Gl 3.13; Hb 9.22)

Em primeiro lugar então, devemos resolver o problema de pecado( oferta pelo pecado); depois, em segundo lugar, nos entregarmos totalmente (holocausto e oblação). Finalmente, em terceiro lugar, estabelecer a paz com o Senhor.


ACABOU? NÃO. Estamos no tempo da graça e não da lei mais. A coisa é mais profunda agora.


Ao lermos o versículo 13 de Hebreus observamos que:

Temos de louvar continuamente, sem olhar as circunstâncias (Jó 1.21). Isso era contínuo no Velho Testamento- II Cr. 16.37.

É fruto de lábios – tem que ser sonoro, audível. Tem que vir da alma, do profundo de nosso ser (Fl 1.9-11). O que se oferece a Deus é glorificado em Jesus.

É louvor direcionado. Vai reto para Deus. Mas é preciso ser vivido na terra. É determinação pessoal. É compromisso com Deus. É compromisso com os homens (Hb 13.16). É compromisso na igreja (IJo 3.18).

É estar racionalmente cultuando e servindo ao senhorio de Cristo (Rm 12.1)

É apossar das promessas de DEUS (Sl 50.23)! Quando louvar, louve com fé. Louve com palavras bíblicas, crendo que, apesar de tudo, Deus está no controle de sua vida.

É sair do arraial. Os judeus precisavam se desvencilhar de seu judaísmo arcaico e sem frutos. Jesus demonstrou isso a eles quando foi sacrificado fora da cidade. Ser seguidor de Cristo envolve sair do mundo com seus valores e prazeres e atos temporais. Largue de ser crente- raimundo, um pé na igreja e outro no mundo.Somos a geração eleita, o povo escolhido (I Pd 2.9).
• Confessar Seu nome. É viver Nele, para Ele, por Ele. Jesus é o Leão da Tribo de Judá. Judá significa LOUVOR. Então Jesus é o símbolo do louvor. O louvor nunca existiria sem Ele(Ef. 3.8-13). Devemos nos identificar com Ele, anunciar ao mundo nossa dedicação aos Seus padrões e propósitos. Somos estrangeiros nessa terra, mas buscamos a celestial, a que tem fundamentos cujo engenheiro arquitetônico é Deus.


O QUE ENTÃO AGRADA A DEUS?

A BENEFICÊNCIA E A COMUNICAÇÃO (v.16) – em outras palavras, sacrificar é levar a carga uns dos outros para assim cumprir a lei do amor (Gl.6.2). Ministrar é servir ao outro. O mistério está presente no ministério. Deus está presente em você para fazer você servir. Quem não serve, não sacrifica. Quem não sacrifica que não ministre! Senta no banco e fica parado aí! Quem não vive para servir não serve para viver. Leva tudo na brincadeira. Como se tudo na Casa do Senhor fosse temporário. Fosse para agradar a pastor ou dirigentes. Paulo já dizia isso em Gálatas 1.10: "Se estivesse ainda agradando a homens, não seria servo de Cristo”



A pergunta?

Que você está fazendo ainda que não apresentou seu sacrifício hoje a Deus?

Um comentário:

  1. AMADA!!!
    QUE COISA LINDA E TREMENDA!!!
    AMEI... PALAVRAS EDIFICANTES, ESTUDO MARAVILHOS!!!

    VISITE MEU BLOG TAMBÉM E COMENTE...rs

    www.cleoniceleonel.blogspot.com

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir