terça-feira, 7 de setembro de 2010

Felicidade

“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria."Ml 4.2






  







O que é ser feliz? O que nos traz felicidade?

Caetano Veloso compôs uma música que dizia assim:

"Felicidade foi se embora e a saudade no meu peito ainda mora...."

Essa música foi cantada muito tempo em nossas rádios.

Quando cantava eu nem imaginava que ele não falava sequer de felicidade, talvez por não saber o conteúdo da letra musical ou nem saber a profundidade de ser feliz.

Hoje eu entendo que ser feliz é ter Jesus. Isso vai além da religião. Religião não traz felicidade, mas, talvez, um compromisso.

Jesus era tão livre de religião que irritava os que manipulavam o povo de sua época, pois estes tinham ideias errôneas a respeito do reino de Deus. O mundo impregnou-se de uma ideia falsa a respeito de Jesus. Não entenderam como é relacionar-se com Ele, ter intimidade com Ele.

A felicidade ainda faz parte de assuntos recentes. O homem ainda busca ser feliz e busca por muitos caminhos. Infelizmente a busca nas religiões.

Segundo a Folha.com foi feito uma pesquisa de quanto custaria a felicidade:

"Para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, estatísticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês. Assim, eles descobriram, por exemplo, que gente solitária se sente muito infeliz até em comparação com quem sofre de um problema crônico de saúde. Ter filhos, por outro lado, traz felicidade. Mas, curiosamente, em média o efeito é menor do que o de ter um plano de saúde --ao menos em países em que o sistema público de hospitais é ruim, como os EUA e talvez o Brasil. Surpreende também a correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. Aparentemente, os anos fazem com que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades. O fator campeão de bem-estar, porém, é ser uma pessoa religiosa. Angus Deaton, também de Princeton, esboçou uma explicação para a Folha sobre isso.


"Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida, e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico ou apoio social. A fé é o único fator que consegue até ganhar do dinheiro na busca pela felicidade.”





Por ai vemos a deturpação que o mundo faz de religião e Jesus, dizendo que é infeliz quem sofre de solidão; e quem é feliz é o ser religioso.

A verdadeira religião é aquela descrita na Palavra: "a religião pura e imaculada com Deus, o Pai, é esta: visitar órfãos e viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1:27). Ele não quer uma adoração forçada. Levanta, senta, abre os braços, descruza os braços, grita, chora... essas manipulações desagradam o Pai da luzes. Resumindo nas palavras de Cristo: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Orar, adorar e ler a Palavra de Deus é a melhor maneira de fugir dos falsos discursos e da religião (ou, pelo menos, de saber lidar com ela). No mais, são coisas humanas sem nenhum fundamento.



A partir do momento que amo a mim mesmo, sei amar meu próximo e sei amar a Deus.

Há uma cruz aqui: na vertical eu me relaciono diretamente com Deus; na horizontal, é meu relacionamento com meu próximo. Isso é levar a cruz: amar ao meu próximo e a meu Deus. Mais nada!

Há urgência em mostrarmos ao mundo a diferença do que serve e do que não serve a Deus conforme lemos em Malaquias 3.18: "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve."

Paulo já sentia esse amor que constrange (II Coríntios 5:14). Quando minha vida é entregue ao Rei os reis, vivo para ser feliz e para fazer outros felizes.

De que tamanho é a sua felicidade? Do tamanho do amor que você dedica a seu próximo. A felicidade está no serviço. No servir ao meu próximo.

Agora, eu tenho de ter certeza de que aqui é o começo de minha vida eterna com Deus. Já me alegro pro ter meu nome escrito nos céus. Sei que com Ele eu salto de alegria como bezerro e voo como a águia, prosseguindo para o alvo que me foi proposto desde a fundação do mundo. A felicidade do Senhor a nossa força é (Nm 8.10). E em Sofonias 3:17 ainda lemos: "O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo".




Alegre-se no Senhor e na força de Seu poder. Aleluia!