segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aprendendo com o passado, aplicando no presente, projetando o futuro.



"Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.'
Lm 3.26



Existe um dia na nossa vida em que não podemos fazer nada. E este dia é o ontem, o passado, aquilo que ficou pra trás e que não temos mais como interagir com ele e nem modificar os fatos. Parece óbvio, mas é muito frequente que estejamos vivendo o hoje em função do que passou na nossa vida. Ou, o que é pior, pelo que deixou de acontecer na nossa vida.
É comum dizermos coisas como: “ah, se eu tivesse apenas 18 anos. Eu faria tudo diferente”. Ou então: “Eu estou muito velho pra começar isso”.
Se você pudesse começar agora o primeiro dia de sua vida, como começaria sem seu passado? Não saberia seu idioma, não teria seus amigos e relacionamentos, sua cultura, suas competências profissionais, sua maturidade, sua consciência.
Trazer a memória. Trazer requer trabalho na mente. Dar uma girada no nosso arquivo de memória. O termo memória tem sua origem etimológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir ideias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.
Podemos ter sérios problemas em nossa memória tais como:
·        "esclerose" ou demência(doença de Alzheimer).
·        Estados psicológicos alterados como o estresse, a ansiedade e a depressão podem também alterar a memória.
·        A falta de vitamina B1 (tiamina) e o alcoolismo
·        Doenças da tireóide, como o hipotireoidismo
·        O uso de medicação tranqüilizante ("calmantes") por tempo prolongado provoca a diminuição da memória e favorece também a depressão, o que leva a uma situação que pode se confundir com a demência.
·        A vida sedentária com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memória.
·        Amnésia. Contrariamente ao esquecimento comum ocorrido normalmente no dia-a-dia de nossas vidas, existem algumas doenças e injúrias no cérebro que causam séria perda de memória e também interferem com a capacidade de aprender.
DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA
·         Estimular a memória:
·         Atividade diária:
Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.)
·         Aprender novas habilidades: computador, pintura, música, etc.
·         Cultivar a atenção:
Ater-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentração.
(pegue um relógio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas características, etc); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc).
·         Exercícios mnemônicos:
Associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento suculento e imaginar todas as suas características a ponto de sentir prazer.
·         Alimentação:
A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. Deve-se evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais .
A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratação.
·         Psiquismo:
Estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória. A depressão dificulta muito o processo de memorização.
·         Atividade física:
Os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente.
·         Sono:
O repouso cerebral é muito importante para se ter uma boa memória. Quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.
VIVER O HOJE.
Hoje é o primeiro dia do resto de toda a sua vida. As sociedades humanas encaminham-se irrevogavelmente para uma finalidade que não tem nenhuma relação com a imagem de seus começos. Diariamente somos bombardeados com uma nova ferramenta tecnológica. Muitas vezes, nem nos inteiramos direito com uma, e já existe outra para ser assimilada. Essa pressa tende a robotizar o indivíduo, como também a torná-lo egoísta, insensível, superficial e descartável. Hoje é a maior das dádivas que Deus nos pode dar porque a cada dia que nasce nos é estendida uma nova oportunidade de recomeçar.
Como viver o hoje sem ver o passado?
Acho que se esquecer das coisas é algo que nos traz constrangimento, principalmente quando nos esquecemos de coisas importantes. O que dizer então quando nos esquecemos dos grandes feitos de Deus em nossa vida? Se pudéssemos colocar em um papel todas as coisas que Deus já fez em toda nossa vida, com certeza gastaríamos muitas e muitas folhas para narrar todas as vezes em que o Senhor se prontificou a nos ajudar e agir soberanamente sobre nossa vida.
Conta as bençãos

Conta as bênçãos, conta quantas são.
Recebidas da divina mão.
Uma a uma, dize-as de uma vez,
Hás de ver surpreso quanto Deus já fez.”

Faça um flashback daquilo que Deus já fez por você. Existe muito isso na TV. É só colocar a fita e da um review e o play aparece. Já viu como o Ronaldinho gaúcho jogava no sub 20 e era só Ronaldo?
Se formos observar, Jeremias tinha quase desistido de sua esperança (v.20). Mas, de repente trouxe a sua memória aquilo que lhe dava esperança: as misericórdias do Senhor.
Esperar é um verbo que encontramos por 50 vezes na Bíblia. Aguardar esperançosamente é algo que muitos não querem fazer. Mesmo com as terríveis experiências que Jeremias teve, ainda assim ele esperava.
·         “ A minha porção é o Senhor, esperarei nele” v.24. A tribo de Levi não recebeu nenhuma porção de terra. O Senhor era a porção deles.
Misericórdia é se colocar no lugar do outro. Hesed (do hebraico) pode ser traduzida por amor imutável ou concerto de amor. Tudo pode parecer sem esperança, mas o hased de Deus permanece.
·         Confie em Deus
ü  Quando for confrontado com o inimigo.
ü  Em tempos de calamidade natural
ü  Em tempos de crise
ü  Diante de doenças
ü  Em tempos de aflições.
Não se importe com as circunstancias. Fique firme e esperançoso! Deus vai cumprir Suas promessas. Ele é fiel.
Projete  o futuro
Será que é possível depois de passarmos por momentos difíceis em nossa vida profissional e pessoal, sairmos da tristeza, da derrota ou até mesmo do marasmo? Ao tomarmos banho todos os dias, deveríamos tomar também banhos diários de motivação. Se eu aprendi alguma coisa com o passado e aplico no presente o meu futuro será glorioso. “O temor de Deus é o principio da sabedoria”
Quando você acredita em Deus, fica mais fácil, pois diga  ao seu problema: Eu tenho um grande Deus, e esse problema não significa nada diante do que Deus pode fazer! Não lute sozinho!
Para projetar o futuro é preciso refletir, isto é, fazer uma análise introspectiva de si mesmo: Sua razão de vida! Sua razão de existência! Você não está aqui por acaso! Você e eu estamos aprendendo e também ensinando de uma forma ou de outra, com nossos posicionamentos e atitudes!
É a Novela da Vida Real! O que você e eu estamos escrevendo! O que as pessoas estão aprendendo conosco? Os problemas diminuem de tamanho quando você se propõe a enfrentá-los de frente. Portanto, não se deixar abater por momentos difíceis. Quem foge da dor ou da verdade, encontra uma dor maior e uma verdade mais dura ainda.
Não se esqueça de que é com os sonhos que você será capaz de projetar seu futuro! Portanto, tenha seus sonhos e comece a viver o momento atual para atingi-lo. Com os sonhos você é capaz de projetar o seu futuro.
Faça um exercício: calcule o que você fará daqui a dez anos. Não é um trabalho de adivinhação, mas de preparação mental e de expansão da consciência para o futuro. Você estará no mundo das possibilidades. Pense em você com 70 anos e identifique, na própria folha, as metas que imagina ter conseguido atingir até essa idade.  O que você planejou no começo de 2011 já fez? Que sonhos você tem para você mesmo?
Planejar o futuro faz com que sejamos muito mais comprometidos com o nosso presente e aumenta a qualidade de nossas ações. Não planeje o futuro de um projeto antes de medir os resultados. Ter sonhos, ter visão é uma expectativa futura. Expectativa que nos deverá conduzir a ações de busca, de construção e de realização desse alvo e, consequentemente da nossa realização pessoal.
Então:
Ø  Espere e aguarde manifestações diárias de sua misericórdia por você
Ø  Confie inteiramente aos cuidados do Senhor
Ø  Busque o Senhor esperando que ele irá trazer boas coisas para você
Ø  Não reclame diante de um infortúnio
Ø  Atinja suas metas e concretize seus objetivos
Ø  Procure mais do que uma resposta para os problemas
Ø  Encare a incerteza como recurso
Ø  Aceite a disciplina de Deus
Ø  Defina das suas prioridades
Ø  Confie na palavra de Deus para renová-lo
Ø  Ande em obediência











0 comentários:

Postar um comentário