domingo, 24 de julho de 2011

PROMESSAS







Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
( Dos quais o mundo não era digno ), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Hebreus 11.36-40



O que significa promessa?


Comprometimento.


Cristãos que se baseiam em "positivismo" e em "auto-ajuda" e não na fé em Cristo, baseando sue relacionamento com Deus em poucos versículos, em caixinhas-de-promessa, só chegam a um caminho: FRUSTRAÇÃO.


Prometer - ato de quem se compromete a fazer, pagar ou dar alguma coisa.


Numa loja , se não fizermos crédito, somos forçados a fazer, porque não temos credibilidade na praça. E começamos o ano fazendo-as:


• Vou pagar todas as dívidas


• Vou emagrecer


• Vou casar


• Viajar para Londres


• Por o filho em um Colégio melhor


• Estudar mais pra os próximos concursos etc.


Já cumpriu alguma nesse semestre?


JÁ FEZ SUA PRÓRIA RETROSPECTIVA DE 2010?


O que deu certo e/ ou errado?

QUANTAS DESISTÊNCIAS HOUVE?

Quantas adversidades e frutrações?


QUANTAS COISAS VOCE TEVE DE ABRIR MÃOS PRA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS?


Quantos limites superados?


Quantas noites mal dormidas, agonias, angústias, depressões, desapontamentos?


Quantas alegrias, festas, risos, gargalhadas?

EM TUDO ISSO VOCÊ NÃO ESTAVA SOZINHO.


Havia o dono da promessa com você.


Aprendemos muita coisa com 2010. Houve muitas vitórias e derrotas.


Cada instante é uma benção de Deus. A vida é uma dádiva. O Deus do impossível anda conosco.



Uma promessa nos leva ao fato de revelar o carater de quem a faz.


AGrande Promessa do AT era a vinda do Messias. Em Jesus temos o amor de Deus para o mundo, o realacionamento Deus-Homem, o propósito para a Criação, A VIDA ETERNA (Jo.3.16).

 
Quem é esse Deus que nos faz promessas?


No Seu Poder e na Sua Imutabilidade estão a Sua credibilidade para conosco.





Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Nm 23.19);

Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;

Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta(I Tm 6.17.18).



As promessas de Deus são consoantes ao que Ele é: infalível, fiel, superior a todos e tudo, justo, etc (Js 23.14;II Tm 2.13;Rm 4.16.22; Gl 3.18).



Para quem são essas promessas?

• Para os que se relacionam com Ele

• Para quem se compromete com Ele

• Para quem tem intimidade com Ele

• Para quem confia Nele.

Adão tinha um diálogo aberto com Deus, face a face antes da queda. Abãão foi denominado o amigo de Deus. Davi considerado homem segundo o coração de Deus. Mas foi só por meio do PORTADOR DAS PROMESSAS, Jesus Cristo, que estas passaram a todos os homens, formando a IGREJA.



Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.( Gl. 4.28)




Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.(Ef.2.11-14)





Pertencem a esse relacionamento os que temem e os que creem (Sl.119.38; Gl 3.22).






O propósito de Deus é esse, o Seu brilho nos olhos é esse, o seu desejo para nós é esse. Nada que se possa comparar na terra se iguala a isso. A VIDA ETERNA nos foi prometida.


Resta-nos viver em graça pela glória que virá enquanto esse grande dia não chega (Mt. 61.33;Fl 4.19). Ele está conosco todos os dias. Temos aflições e angústias, mas Ele é o Deus Conosco. Temos o Espírito Santo, a presença de Deus em nós. Ele é o provedor, o que vê tudo, o que ouve todos, o que toca e fala.


As promessas só nos chegam quando nos relacionamos com Ele na Palavra, na oração, no jejum, nos atos de bondade ao próximo. Somos os herdeiros da vida eterna. Há uma aliança que não pode ser quebrada ( I Tess 4.16-17). Ele nos dará todas as coisas (Rm 8.32).


Deus nunca se atrasa. Persista e consiga as promessas de Deus para sua vida. Ele é o Deus que reage as suas ações. Lembre-se que alguns não alcançaram a promessa e foram aperfeiçoados, mas outros foram vencedores.











0 comentários:

Postar um comentário