domingo, 17 de julho de 2011

MINISTÉRIO DE COREOGRAFIA

Ao PRESIDENTE LOCAL compete:


Presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias, com exceção da reunião de eleição da Diretoria.

Ser uma testemunha fiel ao Senhor, buscando a Glória de Deus em sua própria vida e viver diário.

Orar constantemente por si próprio, jejuando sempre. Consagrando-se ao Senhor.

Estar presente em todas as programações, tanto da Igreja quanto às marcadas na plenária.


Saber renunciar qualquer programação pessoal em favor do Ministério.


Amar cada dançarino com amor fraternal, buscando sua amizade e compreensão. Orando por cada um deles. Evitar brigas e dissensões. E não ser o provocador das mesmas, promovendo sempre a união.

Buscar constantemente, orientação na Palavra de Deus, aplicando-a no seu dia-a-dia.

Saber auto-analisar-se.

Apresentar ao Pastor ou Presbítero responsável pela Igreja, juntamente com a Diretoria Local, os planos de trabalho do Ministério de Coreografia, para que este encaminhem ao Ministério Local para aprovação.

Esforçar-se no sentido de preparar cada jovem para estar capacitado a exercer função de Presidente por ocasião de eleições futuras. Ninguém é insubstituível.

Andar de mãos dadas com cada membro do Ministério, visitando, telefonando, mandando SMS.

Realizar reuniões mensais com a Diretoria e com a plenária.

Preparar com a Diretoria e plenária todas as programações.

Promover orações semanais, sociais, palestras, especiais a fim de unir mais cada jovem a fazer cumprir estes planos:

1. ORAÇÃO SEMANAL: pode ver se há possibilidade pra isso em um dia da semana e/ou ao monte uma vez por mês

2. SOCIAIS: assistir filmes específicos de dança e coreografia com pipoca e coca-cola, visitar os jovens que participam da dança em seus aniversários, promover festas

3. PALESTRAS: dança, coreografia, consagração, ir a outras cidades com todos a fim de aprendizado

4. ESPECIAIS: viagens, sábados na igreja, cultos semanais, festas em outras igrejas, evangelismos nos sinais com danças e cartazes convites ou em programações locais

Estar ciente do Calendário Anual do Departamento Geral de Jovens.

Buscar o amadurecimento pessoal e dos próprios dançarinos.

Não deixar o vice-presidente sem atividade.



Segue abaixo 10 Lições de como ter uma coreografia limpa (mundodadança1.blogspot.com):


01 - Aprendizado

Devemos estar atento ao aprendizado dos movimentos a serem assimilados durante a montagem de uma coreografia, porque esta é a parte que considero mais importante, tanto para o aluno ( dançarino ) como também para o coreógrafo. Sim, o coreógrafo é quem vai criar e desenvolver a dança, e deve-se ter um cuidado para não perder a sequência dos movimentos, elaborando assim com clareza a mensagem que pretente passar.



02 - Continuidade

A composição deve ter uma continuidade, um formato pré definido de maneira uniforme dentro do pensamento que esta sendo elaborado para a coreografia. Tem que ter sentido, ou seja, começo meio e fim. Não digo que isso tem de ser aplicado aos movimentos, que podem ser disformes dentro de uma sequência lógica. Mas sim que tenha um contexto, um seguimento de idéias retilíneo.



03 - Sincronismo

A sincronia do movimento é de extrema importância, principalmente quando dançamos em grupos. Muitas vezes a coreografia pode não ser tão complexa nem de difícil execução, mas é dotada de uma beleza impar. Só pelo motivo de estar bem sincronizada com todos os participantes do espetáculo.



04 - Intensidade

Devemos prestar atenção também na intensidade do movimento, que muitas vezes é executado de forma correta mas com uma intensidade fora do contexto, o que acaba causando uma falta de sincronismo.



05 - Sentimento

Temos que ter bem claro qual o sentimento que o movimento representa em determinada parte da coreografia, para que possamos representá-lo da maneira correta. Isso é importante para darmos vida ao movimento, que muitas vezes fica bem elaborado na forma técnica, mas sem vida e graça.



06 - Leveza

Da mesma forma que devemos prestar atenção na intensidade, a leveza é de fundamental importância. Alguns dançarinos tem extrema facilidade de dar intensidade ao movimento, mas não conseguem dar leveza. São duas extremidades que o dançarino tem que aprender a dominar.






07 - Consciência Corporal

Ter uma consciência corporal não é algo fácil de aprender, isso leva algum tempo. Temos que conhecer nosso corpo de maneira que sem olhar sabemos exatamente qual movimento nosso corpo está realizando. Isso desde a ponta do pé até mesmo as articulações. Muitas vezes executamos o movimento sem se preocupar com aquele joelho solto ou as costas arcadas de maneira incorreta.



08 - Paciência

Como sabemos paciência é uma virtude e não um dom. O dom nós nascemos com ele já a virtude temos que buscar durante nossa vida. Então tenha paciência para aprender, e mais paciência para treinar e repetir diversas vezes o movimento. Buscando uma melhora a cada vez que executá-lo, colocando uma carga de aprendizado adequado.



09 - Respeito

Respeite os limites de seu corpo, muitas vezes exageramos na execução do movimento querendo dar uma ênfase desproporcional, ai colocamos tudo a perder. Dentro de um grupo existe potenciais diferentes, o coreógrafo deve conseguir enxergar isto. Usando da melhor maneira cada talento individual do grupo para que todos se destaquem de maneira positiva, acrescentando de maneira coletiva.



10 - Espírito de grupo.

Existe dançarinos(as) que por causa do seu talento esquecem que estão dançando em grupo e as vezes exageram, querendo aparecer mais que os outros. Muitas vezes acaba prejudicando o grupo e até ele mesmo. Porque o grupo tenta agir em conjunto e esse dançarino(a) talentoso acaba ficando fora do contexto geral. Isso muitas vezes para quem assiste parece um erro grotesco. Então o talentoso acaba fazendo papel de errado.

0 comentários:

Postar um comentário